Epiteto

Mind your own business - Epicteto

Epicteto foi um escravo nascido em Hierapolis, próximo de Éfeso, que viveu entre os anos 50 e 130 de nossa era, no auge do Império Romano. Atendendo a sua solicitação seu dono, Epaphroditus, em Roma, este permitiu que estudasse filosofia com Musonius Rufus, considerado um dos quatro grande estoicos romanos, juntamente com Sêneca, Marco Aurélio e o próprio Epicteto, que se tornou um mestre estoico renomado, não tendo escrito nada, mas nos sendo legado alguns registros de suas falas com seus discípulos, anotadas por estes. O Imperador Marco Aurélio, que foi um grande filósofo estoico, considera Epicteto como seu mestre, apesar de só tê-lo conhecido por estes escritos.
 
Segue o início de seu manual, que assim se intitulava pois se dizia ser algo que devíamos ter sempre à mão. Embora em uma primeira análise as colocações soem simplórias, notem a semelhança com as colocações modernas do tipo "mind your own business":
 
"1.1. Algumas coisas estão dentro de nosso poder, enquanto outras não estão. Dentro de nosso poder estão opinião, motivação, desejo, aversão, e, em resumo, o que quer que seja de nosso próprio fazer; não estão em nosso poder, nosso corpo, nossa propriedade, reputação, ofício, e, em resumo, o que quer que não seja de nosso próprio fazer.
 
2. As coisas que estão dentro de nosso poder são por natureza livres, e imunes à impedimento e obstrução, enquanto aquelas que não estão dentro de nosso poder são fracas, servis, sujeitas a impedimentos, e não propriamente nossas.